terça-feira, novembro 11

Implementação de uma Biblioteca – opinião

Quando se pensa em instalar uma biblioteca numa comunidade, deve ter-se em conta o estudo do local. Para cativar o público é necessário que esta esteja próxima dos centros urbanos (e escolares, defendo eu).
Tenho a sorte de trabalhar numa biblioteca que está implantada bem no meio da trama de edifícios escolares.
É por aqui que se começa. Claro que interessa que todo o tipo de público frequente a biblioteca, mas os “mais necessitados” em termos de informação são os estudantes (não generalizando).
O actual edifício da
Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, abriu ao público em 1991. Está próximo de duas escolas secundárias, uma preparatória e uma primária, para além de estar bem próxima de um bairro social. Assim como a Biblioteca Municipal de Valença se encontra bem próxima das escolas da cidade.
Num comentário meramente opinativo, acho que estão no sítio certo.
A nova
Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, que abriu ao público em Janeiro do corrente, está instalada num local privilegiado da cidade – junto ao rio. Em termos de ambiência geral está num local que convida à leitura.
No que respeita, por exemplo à
Biblioteca Municipal de Valongo, está numa área nova da cidade, no entanto, fica distanciada do núcleo central e separada deste por uma auto-estrada. (Até fica na Avenida do Conhecimento mas este não precisava de ficar tão longe da população).
O que venho com este tema dizer é que a localização da biblioteca influencia ou pode influenciar a política, objectivos e a estratégia para o serviço de uma biblioteca pública.

2 comentários:

Sandra disse...

Quero deixar aqui a minha opinião a cerca da Biblioteca Municipal de Valongo.
O facto de ela estar longe do centro da cidade deve-se a uma razão e tem o seu propósito. A intenção da Câmara Municipal é alargar a cidade de Valongo para lá da auto-estrada e fazer desse espaço o novo centro de Valongo, passando também para lá a Câmara Municipal.
Logo desde a inauguração da nova biblioteca que a câmara pôs à disposição dos seus utilizadores um autocarro gratuito e frequente para que os utilizadores possam ir à biblioteca. Mais recentemente, foi construido ao lado da biblioteca um shopping, o que faz com que aquela zona da nova cidade passe a ter mais movimentação e quem sabe até atrair mais utilizadores para a biblioteca.
Visto que já frequentei a Biblioteca Municipal de Valongo algumas vezes, devo dizer que é uma biblioteca que tem algum movimento mesmo estando um bocado afastada do centro de Valongo.

Hélder disse...

Obrigado por visitar e participar neste blogue.
Em relação ao comentário, nada melhor do que alguém que vive na cidade em questão. Compreendo a visão da câmara (quem sou eu para questionar) mas o que quis ressalvar com o post foi a questão da localização de um servilço de informação que pretende satisfazer as necessidades de informação da comunidade.

Mais uma vez obrigado!
HJ