domingo, novembro 16

Mobiliário para Bibliotecas

Quando uma determinada pessoa pretende escolher o mobiliário para uma biblioteca, esta deve ter em conta os aspectos técnicos e a quantificação precisos para organizar o espaço em função dos fundos documentais que irão existir na biblioteca e certificar-se do conforto do utilizador.
Assim este deve ter em conta a altura das estantes, visto que o utilizador é atraído pelos documentos que se encontram no seu ângulo de visão; as dimensões das prateleiras: a altura determina o espaçamento entre diferentes prateleiras e a largura determina a profundidade das mesmas. Deve ter-se especial atenção a um pormenor importante pois relativamente à altura, esta ajusta-se a qualquer que seja o tamanho do documento devido ao facto de os montantes perfurados permitirem o afastamento necessário entre prateleiras para o acondicionamento adequado de determinado documento, já a largura não pode ser alterada. Desta forma pode escolher-se de entre duas opções: a primeira é a escolha de diferentes estantes para diferentes formatos e a segunda é a escolha de prateleiras de profundidade única. Esta última é a escolha mais usual nas bibliotecas que dispõem de acervos em livre acesso pois respeita a ordem de classificação dos documentos.
Deve ter-se também em atenção a disposição das estantes, ou seja, as estantes devem ser dispostas de acordo com os trajectos que os utilizadores e o pessoal da biblioteca irão realizar. Por exemplo, para que exista uma circulação fluente é necessário que o espaçamento mínimo entre estantes seja de 60cm; para que um carro de livros possa circular à vontade são necessários 70cm; um utilizador necessita de 80cm para se posicionar à frente da estante e conseguir ler a lombada dos livros; 90cm para se baixar; 1m para se sentar à frente de uma prateleira de consulta, 1,10m para retirar uma gaveta da prateleira e pesquisar os documentos presentes na mesma, entre outras situações possíveis.
Antes que um arquitecto faça o seu projecto, é necessário realizar-se um estudo relativo ao acervo documental da biblioteca para se obter uma pequena ideia das estantes necessárias a implementar na mesma.
Não menos importante será a escolha do fornecedor. Caso se trate de uma biblioteca de grande dimensão, convém adquirir o mobiliário a uma empresa de carácter industrial, devido à produção em série pode obter-se uma boa relação qualidade/preço. As bibliotecas de pequena dimensão (500m2) devem encomendar o mobiliário a empresas de carácter artesanal ou aos serviços técnicos municipais.
[1]
[1] GASCUEL, Jacqueline – Um espaço para o livro: como criar, animar ou renovar uma biblioteca. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.

Sem comentários: