sábado, novembro 8

O acesso em Bibliotecas

As bibliotecas de hoje têm de estar disponíveis e acessíveis a todos. Sejamos diferentes de qualquer maneira, o espaço da biblioteca deve ser apropriado para receber todo o tipo de público. No planeamento de uma biblioteca, é necessário que os utilizadores de uma biblioteca não se sintam perdidos no espaço nem no meio da informação.

O edifício que acolhe um serviço como o de uma biblioteca deve ser atractivo, deve convidar a estar.

A biblioteca como porta de acesso ao conhecimento deve ser agradável.

Se uma das missões da biblioteca é instruir e ajudar no desenvolvimento cultural do indivíduo e da comunidade onde se encontra inserida, então o seu edifício deve, por si só ser o convite à realização desta motivação.

“Os serviços têm de ser fisicamente acessíveis a todos os membros da comunidade. Isto pressupõe a existência de edifícios bem situados, boas condições para a leitura e o estudo, assim como o acesso a tecnologias adequadas e horários convenientes para os utilizadores. Implica igualmente serviços destinados àqueles a quem é impossível frequentar a biblioteca.”[1]

Baseado no Manifesto das Bibliotecas Públicas elaborado pela IFLA (International Feredation of Library Associations and Institutions).

______________________________________

Vídeo do YouTube sobre a forma como indivíduo se pode sentir perdido no meio do mundo da informação.

______________________________________

[1]IFLA/UNESCO – Public Library Manifesto, 1994 = Manifesto da Ifla / Unesco sobre Bibliotecas Públicas, 1994. [Em linha]. [Consult. em 08 Novembro 2008]. Disponível na Internet em: http://www.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm

2 comentários:

Dora Pinto disse...

Este vídeo devia ser visualizado não só por Bibliotecários mas também pelos Arquitectos e Engenheiros que projectam as Bibliotecas.

Não há Bibliotecas perfeitas.

Mas cabe aos funcionários serem o mais competente possíveis para conseguirem dessa forma "tapar" os defeitos físicos e não agravá-los ainda mais.

Por vezes a ética e a sensibilidade são colocadas em segundo plano em prol das regras, dos mecanismos e da burocracia.

Hélder disse...

antes de mais obrigado pela visita.
Em relação ao comentário, quero dizer que brevemente publicaremos um artigo de opinião sobre a questão da construção de bibliotecas feita só por arquitectos.