terça-feira, novembro 18

Factores fundamentais: Humidade

A medição da humidade relativa realiza-se através de um aparelho que denomina de psicómetro. Este aparelho funciona através da diferença da leitura de dois termómetros: termómetro de bolbo seco e termómetro de bolbo húmido (o bolbo deste encontra-se no meio de uma gaze).
Para se medir a humidade relativa molha-se a gaze do termómetro de bolbo húmido em água destilada e de seguida passa-se os dois termómetros por um ventilador por forma a que passe uma corrente de ar ambiente entre os dois. Depois de alguns minutos verificar-se-á a diferença de leitura dos dois termómetros e será obtida a humidade relativa.
De salientar a existência de mais dois aparelhos que medem a humidade relativa:
· Higrómetro – Apenas mede a humidade relativa;
· Termohidrógrafo – para além de medir a humidade relativa, mede também a temperatura.
Quando existe humidade relativa numa biblioteca devemos corrigi-la aumentando-a ou diminuindo-a.
A diminuição executa-se de duas formas: desumidificação ou aquecimento.
Os desumidificadores reduzem a taxa de vapor de água existente no ar (humidade absoluta). Existem dois tipos no mercado: os desumidificadores de condensação (condensam o vapor de água para a sua forma de estado liquido) e os de absorção (absorve a humidade do ar).
Relativamente aos humidificadores, estes podem ser de três tipos:
· Pulverizadores de água: são ventiladores que aspiram o ar seco e o forçam a entrar num difusor alimentado a água por uma bomba centrifuga.
· Humidificadores por evaporação: é um aparelho cujo interior é preenchido por uma esponja que gira lentamente num reservatório de água, ou seja, o ar seco ao atravessar a esponja húmida é expelido para o ambiente externo enriquecido em humidade.
· Ventilação: Esta permite a inserção de ar quase puro e pode ainda ser aquecido ou arrefecido. Este tipo de ventilação é constituído por filtros de ar, bateria de aquecimento, dispositivo de arrefecimento, humidificação, e ventilador de extracção de ar.[1]

[1] GASCUEL, Jacqueline – Um espaço para o livro: como criar, animar ou renovar uma biblioteca. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.

Sem comentários: