As bibliotecas escolares assume um papel importante na sociedade actual, pois possibilita sermos bem sucedidos na chamada era do conhecimento
Tem como principais objectivos dotar os estudantes de competências que lhes possibilitem uma aprendizagem sólida ao longo da vida, permitindo-lhes tornaram-se cidadãos mais responsáveis, conscientes das suas obrigações.
As bibliotecas escolares disponibilizam serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os alunos de uma comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.
As bibliotecas escolares articulam-se com as redes de informação e de bibliotecas de acordo com os princípios do Manifesto da Biblioteca Pública da UNESCO, sendo por isso uma garantia de qualidade acrescida.
Os materiais complementam e enriquecem os manuais escolares, melhorando as metodologias de ensino.
Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os estudantes alcançam níveis mais elevados de literacia, leitura, aprendizagem, resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.
As bibliotecas escolares devem disponibilizar os seus serviços de igual modo a todos os membros da comunidade escolar, independentemente da idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e estatuto profissional ou social, garantindo desta forma que todos têm acesso à informação sem excepção.
O acesso aos serviços e colecções deve orientar-se pela Declaração Universal dos Direitos e Liberdades do Homem das Nações Unidas e não deverá ser sujeito a nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa ou as pressões comerciais.
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