Os insectos que normalmente se encontram e destroem os fundos das bibliotecas e dos arquivos pertencem a diversas espécies, das quais se destacam:
- Ordem dos Tisanuros - Dentro desta ordem, existe apenas uma espécie que é prejudicial à documentação. Essa espécie faz parte da família dos Lepismas e é designada de Lepisma Saccharina, denominado também de Peixe – de – Prata. A sua alimentação é a base de cola e o amido.
- Ordem dos Dictioperos – São animais que se desenvolvem em zonas sombrias, húmidas e quentes provocando danos nas encadernações. Estes animais são denominados de Phyllodronia germanica (barata alemã) e Blatta orientalis (barata oriental).
- Ordens dos Isopteros – Estes insectos são os que mais danos provocam nas habitações, bibliotecas, arquivos e museus. Existem várias espécies, das quais se destacam os Reticulitermes Lucifugus Rossi e os Calotermes Flavicollis. Estes animais destroem parcialmente todo o tipo de mobiliário de madeira. O mais grave é o facto destes animais apenas serem detectados no último momento, devido ao facto de escavarem (fazem buracos nos móveis) no escuro.
- Ordem dos Psocopeteros – Estes animais atacam a cola e as peles. Podem ser chamados de Tractes Divinatorius ou Piolhos do Livro.
- Ordens dos Coleópteros – Dentro desta ordem existem as seguintes espécies:
*Dermestidae – Destrói o couro e as peles dos documentos;
*Anobiidae, são os insectos vulgarmente chamados de caruncho. Estes insectos danificam a madeira dos arquivos, biblioteca e museus. O Anobium Punctatum e o Anobium Paniceum são as espécies que mais vezes são encontradas nos documentos.
*Carambucidade – destroem igualmente a madeira, escavando galerias de grande profundidade.
*Lyctidae – para além de destruírem a madeira, também danificam o couro.
*Ptinidae – Desta ordem a espécie mais prejudicial para a documentação dos arquivos e bibliotecas são os Ptinus Fur. Estes, destroem o papel, o couro e o cartão.
FLIEDER, Françoise; DUCHEIN, Michel – Livros e Documentos de Arquivo: Preservação e Conservação. Lisboa: APBAD, 1993. ISBN 972-9067-16-3
Sem comentários:
Enviar um comentário